O presidente Vladimir Putin fala sobre crise na Ucrânia

Transcrição completa da Conferência de Imprensa

O Presidente da Rússia reuniu-se com representantes da média para responder a uma série de suas perguntas, em particular no que diz respeito à situação na Ucrânia.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin : Boa tarde, colegas,

Como vamos fazer isso?

Isto é o que eu gostaria de sugerir: vamos ter uma conversa, em vez de uma entrevista. Portanto, gostaria de pedir-lhe para começar por afirmar todas as suas dúvidas, vou anotá-los e tentar respondê-las, e então vamos ter uma discussão mais detalhada das especificidades que mais lhe interessam.

Vamos começar.

PERGUNTA : Senhor Presidente, eu gostaria de perguntar (você teve uma longa pausa, por isso temos algumas perguntas por agora) como você avalia os eventos em Kiev? Você acha que o Governo eo Presidente Interino, que estão atualmente no poder em Kiev, são legítimas? Você está pronto para se comunicar com eles, e em que termos? Você se acha possível agora para voltar para os acordos de 21 de fevereiro, que todos falamos com tanta freqüência?

PERGUNTA : Senhor Presidente, a Rússia prometeu ajuda financeira à Criméia e instruções foram emitidas para o Ministério da Fazenda ontem. Existe uma compreensão clara de quanto nós estamos dando, onde o dinheiro está vindo, em que termos e quando? A situação não é muito difícil.

PERGUNTA : Quando, em que termos e em que extensão pode ser usada a força militar na Ucrânia? Até que ponto esta respeitar os acordos internacionais da Rússia? Será que os exercícios militares que tenham acabado de ter qualquer coisa a ver com o possível uso da força?

PERGUNTA : Gostaríamos de saber mais sobre Crimea. Você acha que as provocações são mais ou que continua a haver uma ameaça para os cidadãos russos que estão agora na Criméia e à população de língua russa? Quais são as dinâmicas gerais lá – é a situação mudar para melhor ou para pior? Estamos ouvindo diferentes relatórios de lá.

PERGUNTA : Se você decidir usar a força, você já pensou por todos os possíveis riscos para si mesmo, para o país e para o mundo: as sanções econômicas, enfraqueceu a segurança global, uma possível proibição de vistos ou maior isolamento para a Rússia, como os políticos ocidentais são exigente?

PERGUNTA : Ontem, o mercado de ações russo caíram acentuadamente em resposta ao voto do Conselho da Federação, e as taxas de câmbio do rublo atingiu níveis recordes. Você esperava essa reação? O que você acha que são as possíveis consequências para a economia? Existe uma necessidade de quaisquer medidas especiais de agora, e de que tipo? Por exemplo, você acha que a decisão do Banco Central de mudar para uma taxa de câmbio flutuante rublo pode ter sido prematuro? Você acha que deve ser revogada?

Vladimir Putin : Fine, vamos parar por aqui por enquanto. Vou começar, e então vamos continuar.Não se preocupe, eu vou tentar responder a tantas perguntas quanto possível.

Primeiro de tudo, a minha avaliação do que aconteceu em Kiev e na Ucrânia, em geral. Só pode haver uma avaliação: esta foi uma aquisição anti-constitucional, um ataque armado de poder.Alguém questiona isso? Ninguém faz. Há aqui uma questão que nem eu, nem os meus colegas, com quem tenho estado a discutir a situação na Ucrânia muito ao longo destes últimos dias, como você sabe – nenhum de nós pode responder. A questão é: por que isso foi feito?

Gostaria de chamar a atenção para o fato de que o presidente Yanukovych, através da mediação de Ministros dos Negócios Estrangeiros dos três países europeus – Polônia, Alemanha e França – e na presença de meu representante (este foi o russo Direitos Humanos Comissário Vladimir Lukin) assinou um acordo com a oposição em 21 de fevereiro. Gostaria de salientar que no âmbito desse acordo (não estou dizendo que isso era bom ou ruim, apenas afirmando o fato) Yanukovych realmente entregou o poder. Ele concordou com todas as exigências da oposição: ele concordou em eleições parlamentares antecipadas, para as eleições presidenciais antecipadas, e para retornar à Constituição de 2004, como exigido pela oposição. Ele deu uma resposta positiva ao nosso pedido, a pedido dos países ocidentais e, em primeiro lugar, da oposição de não usar a força. Ele não emitiu uma única ordem ilegal para disparar contra os pobres manifestantes. Além disso, ele deu ordens para retirar todas as forças policiais da capital, e eles obedeceram. Ele foi para Kharkov para participar de um evento, e logo que ele saiu, em vez de liberar os edifícios administrativos ocupados, eles imediatamente ocupou a residência do Presidente e do edifício do Governo – tudo isso em vez de agir sobre o acordo.

Eu me pergunto, qual era o propósito de tudo isso? Eu quero entender por que isso foi feito. Ele tinha, de fato, dado o seu poder já, e como eu acredito que, como eu disse a ele, ele não tinha nenhuma chance de ser reeleito. Todo mundo concorda com isso, todo mundo que eu tenho falado para no telefone nos últimos dias. Qual foi o propósito de todas essas ações ilegais, inconstitucionais, por que eles têm de criar este caos no país? Militantes armados e mascarados ainda estão vagando pelas ruas de Kiev. Esta é uma pergunta para a qual não existe uma resposta.Será que eles querem humilhar alguém e mostrar o seu poder? Eu acho que essas ações são absolutamente tola. O resultado é o oposto absoluto do que eles esperavam, porque suas ações desestabilizaram significativamente a leste e sudeste da Ucrânia.

Agora sobre a forma como esta situação surgiu.

Na minha opinião, esta situação revolucionária vem fermentando há muito tempo, desde os primeiros dias da independência da Ucrânia. O cidadão comum ucraniano, o cara comum sofreu durante o governo de Nicolau II, durante o reinado de Kuchma e Yushchenko e Yanukovich. Nada ou quase nada mudou para melhor. A corrupção atingiu dimensões que são inédito aqui na Rússia. A acumulação de riqueza e estratificação social – problemas que também são aguda no país – são muito piores na Ucrânia, radicalmente pior. Lá fora, eles estão além de qualquer coisa que possamos imaginar. Geralmente, as pessoas queriam mudar, mas não se deve apoiar a mudança ilegal.

Somente meios constitucionais devem ser utilizados no espaço pós-soviético, onde as estruturas políticas ainda são muito frágeis, e as economias ainda estão fracos. Indo além do campo constitucional seria sempre um erro cardeal em tal situação. Aliás, eu entendo as pessoas em Maidan, embora eu não apoio esse tipo de volume de negócios. Eu entendo as pessoas em Maidan que estão chamando para uma mudança radical em vez de alguma remodelação estética do poder.Por que eles estão exigindo isso? Porque eles têm crescido acostumados a ver um conjunto de ladrões que está sendo substituído por outro. Além disso, as pessoas nas regiões nem sequer participar na formação de seus próprios governos regionais. Houve um período no país quando o presidente nomeou líderes regionais, mas, em seguida, as autoridades legislativas locais tiveram de aprová-los, enquanto na Ucrânia são nomeados diretamente. Temos agora mudou-se para as eleições, enquanto eles não estão nem perto disso. E começaram a nomeação de todos os tipos de oligarcas e bilionários para governar as regiões orientais do país. Não admira que o povo não aceita isso, não é de admirar que eles pensam que, como resultado da privatização desonesto (assim como muitas pessoas pensam que aqui também), as pessoas tornaram-se ricos e agora eles também foram levados ao poder.

Por exemplo, o Sr. Kolomoisky foi nomeado Governador de Dnepropetrovsk. Este é um bandido único. Ele ainda conseguiu enganar nosso oligarca Roman Abramovich dois ou três anos atrás.Enganado ele, como nossos intelectuais gostam de dizer. Eles assinaram um acordo, Abramovich transferido vários bilhões de dólares, enquanto que esse cara nunca entregues e embolsou o dinheiro. Quando perguntei a ele [Abramovich]: “Por que você fez isso”, ele disse: “Eu nunca pensei que isso fosse possível.” Eu não sei, aliás, se ele já tem o seu dinheiro de volta e se o negócio foi fechado . Mas isso realmente aconteceu um par de anos atrás. E agora esse bandido é nomeado Governador de Dnepropetrovsk. Não admira que o povo está insatisfeito. Eles estavam insatisfeitos e permanecerá assim, se os que se referem a si mesmos como as autoridades legítimas continuar da mesma forma.

Mais importante, as pessoas devem ter o direito de determinar seu próprio futuro, de suas famílias e de sua região, e de ter igual participação na mesma. Eu gostaria de salientar o seguinte: sempre que uma pessoa vive, qualquer parte do país, ele ou ela deve ter o direito de igualdade de participação na definição do futuro do país.

São as autoridades atuais legítimo? O Parlamento é parcialmente, mas todos os outros não são. O atual presidente em exercício não é, definitivamente, legítimo. Há apenas um presidente legítimo, do ponto de vista legal. Claramente, ele não tem nenhum poder. No entanto, como eu já disse, e vou repetir: Yanukovych é o presidente só, sem dúvida legítima.

Há três maneiras de remover um presidente sob a lei ucraniana: uma é a sua morte, o outro é quando ele, pessoalmente, desce, eo terceiro é o impeachment. O último é uma norma constitucional bem deliberado. Tem que envolver o Tribunal Constitucional, o Tribunal Supremo eo Rada. Este é um procedimento complicado e demorado. Não foi realizado. Portanto, do ponto de vista legal este é um fato incontestável.

Além disso, eu acho que isso pode ser por isso que eles se desfez do Tribunal Constitucional, o que contraria todas as normas legais de Ucrânia e Europa. Eles não só se desfez do Tribunal Constitucional de forma ilegítima, mas também – basta pensar sobre isso – instruiu o Gabinete do Procurador Geral para lançar um processo penal contra membros do Tribunal Constitucional. O que é isso? É isso que eles chamam de justiça gratuita? Como você pode instruir qualquer um para começar o processo penal? Se um crime, um delito, tem sido comprometida, as agências de aplicação da lei ver isso e reagir. Mas instruindo-os a apresentar acusações criminais é um absurdo, é negócio de macaco.

Agora sobre ajuda financeira à Crimeia. Como você deve saber, decidimos organizar o trabalho nas regiões da Rússia para ajudar a Criméia, que se tornou para nós, para o apoio humanitário. Nós iremos fornecer-lo, é claro. Eu não posso dizer quanto, quando ou como – o Governo está a trabalhar nesse sentido, reunindo as regiões na fronteira com Criméia, fornecendo suporte adicional para as nossas regiões para que pudessem ajudar as pessoas na Criméia. Vamos fazê-lo, é claro.

Quanto ao envio de tropas, o uso de forças armadas. Até o momento, não há necessidade para isso, mas a possibilidade permanece. Gostaria de dizer aqui que os exercícios militares que recentemente realizadas não tinha nada a ver com os acontecimentos na Ucrânia. Isso foi pré-planejado, mas nós não divulgar esses planos, naturalmente, porque esta era uma inspeção estalar de prontidão de combate das forças. Nós planejamos isso há muito tempo atrás, o ministro da Defesa, informou a mim e eu tinha a ordem pronto para começar o exercício. Como você deve saber, os exercícios são mais, eu dei a ordem para as tropas a regressar às suas deslocações regulares ontem.

O que pode servir como uma razão para usar as Forças Armadas? Tal medida seria certamente o último recurso.

Em primeiro lugar, a questão da legitimidade. Como você deve saber, temos um apelo direto ao operador histórico e, como eu disse, o presidente legítimo da Ucrânia, Yanukovych, perguntando-nos a usar as Forças Armadas para proteger a vida, a liberdade ea saúde dos cidadãos da Ucrânia.

Qual é a nossa maior preocupação? Vemos a violência de forças reacionárias, nacionalistas e as forças anti-semitas acontecendo em certas partes da Ucrânia, incluindo Kiev. Tenho certeza que você, os membros da mídia, viu como um dos governadores foi acorrentado e algemado a uma coisa e eles jogaram água sobre ele, no frio do inverno. Depois disso, a propósito, ele foi trancado em um porão e torturados. O que é tudo isso? Isso é democracia? Isto é alguma manifestação de democracia? Ele foi, na verdade, só recentemente nomeado para este cargo, em dezembro, eu acredito. Mesmo se aceitarmos que eles são todos corruptos lá, ele mal teve tempo de roubar nada.

E você sabe o que aconteceu quando eles apreenderam o Partido das Regiões construindo? Não havia membros do partido lá em tudo no momento. Alguns dois ou três funcionários saiu, era um engenheiro, e ele disse para os atacantes: “Você poderia nos deixar ir, e deixar que as mulheres, por favor. Eu sou um engenheiro, não tenho nada a ver com política. “Ele foi baleado logo ali na frente da multidão. Outro funcionário foi levado a uma adega e, em seguida, eles atiraram coquetéis molotov para ele e queimado vivo. É este também uma manifestação da democracia?

Quando vemos isso, entender o que preocupa os cidadãos da Ucrânia, tanto russos e ucranianos, ea população de língua russa nas regiões leste e sul da Ucrânia. É este crime descontrolada que os preocupa. Portanto, se nós vemos tal crime descontrolado se espalhando para as regiões orientais do país, e se as pessoas que nos pedir ajuda, enquanto já temos o pedido oficial do presidente legítimo, reservamos o direito de usar todos os meios disponíveis para proteger aqueles pessoas.Acreditamos que esta seria absolutamente legítimo. Este é o nosso último recurso.

Além disso, aqui é o que eu gostaria de dizer: nós sempre consideraram a Ucrânia não é apenas um vizinho, mas também uma república vizinha fraternal, e continuará a fazê-lo. Nossas Forças Armadas são camaradas de armas, amigos, muitos dos quais se conhecem pessoalmente. Estou certo, e sublinho, estou certo de que os militares ucranianos e os militares russos não estará enfrentando uns aos outros, eles estarão no mesmo lado em uma luta.

Aliás, as coisas que eu estou falando – esta unidade – é o que está acontecendo na Crimeia. Você deve observar que, graças a Deus, nem um único tiro foi disparado lá, não há vítimas, com exceção de que esmagam na praça cerca de uma semana atrás. O que estava acontecendo ali? As pessoas vinham, as unidades das forças armadas cercaram e conversei com eles, convencendo-os a seguir as exigências e da vontade das pessoas que vivem nessa área. Não houve um único conflito armado, nem um único tiro.

Assim, a tensão na Criméia, que estava ligada à possibilidade de utilização de nossas Forças Armadas simplesmente apagou e não houve necessidade de usá-los. A única coisa que tinha que fazer, e nós o fizemos, era melhorar a defesa de instalações militares, porque eles estavam constantemente recebendo ameaças e que estavam cientes dos nacionalistas armados que se deslocam dentro Fizemos isso, que era a coisa certa a se fazer e muito oportuna. Portanto, eu continuar a partir da idéia de que não terá que fazer qualquer coisa do tipo no leste da Ucrânia.

Há algo que eu gostaria de salientar, no entanto. Obviamente, o que eu vou dizer agora não é dentro da minha autoridade e não temos a intenção de interferir. No entanto, acreditamos firmemente que todos os cidadãos da Ucrânia, repito, onde quer que vivam, deve ser dado o mesmo direito igual a participar da vida de seu país e na determinação do seu futuro.

Se eu estivesse no lugar daqueles que se consideram as autoridades legítimas, eu não iria perder tempo e passar por todos os procedimentos necessários, porque eles não têm um mandato nacional à condução da política interna, externa e econômica da Ucrânia, e, especialmente, para determinar o seu futuro.

Agora, o mercado de ações. Como você deve saber, o mercado de ações estava nervoso antes mesmo de a situação na Ucrânia se deteriorou. Isto é principalmente ligada à política da Reserva Federal dos EUA, cujas decisões recentes aumentou a atratividade do investimento na economia dos EUA e os investidores começaram a se mover seus fundos dos mercados em desenvolvimento para o mercado americano. Esta é uma tendência geral e não tem nada a ver com a Ucrânia. Creio que foi a Índia que mais sofreu, assim como os outros BRICS estados. Rússia foi atingida, bem como, não é tão difícil como a Índia, mas foi. Esta é a razão fundamental.

Quanto aos acontecimentos na Ucrânia, a política sempre influenciar o mercado de ações, de uma maneira ou de outra. Dinheiro gosta de sossego, estabilidade e calma. No entanto, eu acho que isso é uma tática, desenvolvimento temporária e uma influência temporária.

Suas perguntas, por favor.

PERGUNTA : Senhor Presidente, pode dizer-nos se você esperava uma reação tão dura para as ações da Rússia com seus parceiros ocidentais? Poderia nos dar detalhes de suas conversas com os seus parceiros ocidentais? Tudo o que ouvi foi um relatório do serviço de imprensa. E o que você acha sobre a cúpula do G8 em Sochi – será que vai acontecer?

Vladimir Putin : A respeito da reação esperada, se o G8 vai se reunir e sobre as conversas.Nossas conversas são confidenciais, alguns são até mesmo realizada através de linhas seguras.Portanto, eu não estou autorizado a revelar o que eu discuti com os meus parceiros. Vou, no entanto, referem-se a algumas declarações públicas feitas por meus colegas do ocidente, sem dar nomes, vou comentá-las em um sentido geral.

O que prestar atenção? Estamos muitas vezes disse nossas ações são ilegítimas, mas quando eu pergunto: “Você acha que tudo que você faz é legítimo?”, Dizem “sim”. Então, eu tenho que lembrar as ações dos Estados Unidos no Afeganistão, Iraque e Líbia, onde quer agiram sem quaisquer sanções da ONU ou completamente distorcidas pelo conteúdo de tais resoluções, como foi o caso com a Líbia. Lá, como você deve saber, a resolução só falava de fechar o espaço aéreo por uma aeronave de Estado, ao passo que tudo terminou com ataques a bomba e forças especiais operações terrestres.

Os nossos parceiros, especialmente nos Estados Unidos, sempre formular claramente seus próprios interesses geopolíticos e estaduais e segui-los com persistência. Em seguida, usando o princípio “Ou você está conosco ou contra nós”, eles desenhar o mundo inteiro dentro E quem não participar get ‘batido’ até que eles fazem.

A nossa abordagem é diferente. Procedemos da convicção de que sempre agimos de forma legítima. Eu estive pessoalmente sempre um defensor de agir em conformidade com o direito internacional. Eu gostaria de enfatizar mais uma vez que se não fizermos a tomar a decisão, se eu decidir usar as Forças Armadas, esta será uma decisão legítima em plena conformidade com ambas as normas gerais do direito internacional, uma vez que temos o apelo da legítima Presidente, e com os nossos compromissos, que, neste caso, coincidem com os nossos interesses para proteger as pessoas com quem temos laços históricos, culturais e econômicos laços. Proteger essas pessoas é de nosso interesse nacional. Esta é uma missão humanitária.Não temos a intenção de subjugar alguém ou para ditar a ninguém. No entanto, não podemos ficar indiferentes, se vemos que eles estão sendo perseguidos, destruído e humilhado. No entanto, espero sinceramente que nunca chega a isso.

PERGUNTA : Como você avaliar a reação do Ocidente aos acontecimentos na Ucrânia e as suas ameaças sobre a Rússia: estamos diante da possibilidade de sanções ou a retirada do G8?

Vladimir Putin : A respeito das sanções. É principalmente aqueles que pretendem aplicá-los a essa necessidade de considerar as suas consequências. Eu acredito que, no mundo moderno, onde tudo está interligado e interdependente, é possível causar danos a outro país, mas isso vai ser dano mútuo e deve-se ter isso em mente. Isso é uma coisa.

A segunda ea coisa mais importante. Eu já disse a você o que nos motiva. E o que motiva os nossos parceiros? Eles apoiaram uma armada take-over inconstitucional, declarou essas pessoas legítimas e estão tentando apoiá-los. By the way, apesar de tudo isso, temos sido paciente e até mesmo pronto para cooperar, nós não queremos interromper a nossa cooperação. Como você deve saber, alguns dias atrás eu instruiu o Governo a considerar como podemos manter contactos mesmo com esses poderes em Kiev que não consideram legítima a fim de manter os nossos laços da economia e da indústria. Achamos que nossas ações têm sido absolutamente razoável, enquanto que qualquer ameaça contra a Rússia é contraproducente e prejudicial.

Quanto ao G8, eu não sei. Estaremos prontos para acolher a cimeira com os nossos colegas. Se eles não querem vir – que assim seja.

PERGUNTA : Posso adicionar cerca de contatos? A maneira que eu vejo, você considerar o primeiro-ministro da Criméia deputado Aksyonov para ser um legítimo representante das autoridades governamentais. Você está pronto para ter quaisquer contactos com aqueles que se as autoridades legítimas considerar em Kiev?

Vladimir Putin : Acabo de falar sobre isso. Você deve ter percebido.

PERGUNTA : Eu quero dizer, no nível superior de uma solução política.

Vladimir Putin : Eu não tenho um parceiro em nível superior. Não há presidente lá, e não pode haver um, até as eleições gerais.

Quanto à Criméia, o Parlamento não foi formada em 2010, em Dezembro de 2010, se bem me lembro. Há 100 deputados representando seis partidos políticos. Depois que o primeiro-ministro anterior renunciou, o Parlamento da Criméia, em conformidade com a legislação e os procedimentos existentes eleito um novo primeiro-ministro em uma sessão do Conselho Supremo da Criméia. Ele é definitivamente legítimo. Eles cumpriram todos os procedimentos previstos pela lei; não há uma única violação. No entanto, quando há poucos dias um grupo de homens armados tentaram ocupar o edifício do Soviete Supremo da Criméia, isso causou a preocupação dos moradores da região. Parecia que alguém queria aplicar o cenário Kiev na Criméia e lançar uma série de ataques terroristas e causar o caos. Naturalmente, isso causa grande preocupação entre os moradores locais. É por isso que eles montaram comitês de autodefesa e assumiu o controle sobre todas as forças armadas.

Aliás, eu estava estudando o breve ontem para ver o que eles assumiram – é como uma zona fortificada. Há várias dezenas de C-300 unidades, vários sistemas dúzia de defesa aérea com mísseis, 22.000 membros de serviços e muito mais. No entanto, como eu disse, isso é tudo nas mãos do povo da Criméia e sem um único tiro.

PERGUNTA : Senhor Presidente, um esclarecimento, se me permitem. As pessoas que estavam bloqueando as unidades do exército ucraniano na Criméia estavam usando uniformes que pareciam fortemente o uniforme do Exército russo. Eram os soldados russos, militares russos?

Vladimir Putin : Por que não dar uma olhada em estados pós-soviéticos. Existem muitos uniformes lá que são semelhantes. Você pode ir a uma loja e comprar qualquer tipo de uniforme.

PERGUNTA : Mas eram soldados russos ou não?

Vladimir Putin : Eram unidades de autodefesa locais.

PERGUNTA : Como bem treinados são eles? Se compará-los com as unidades de auto-defesa em Kiev …

Vladimir Putin : Meu caro colega, olhar o quão bem treinado as pessoas que operavam em Kiev eram. Como todos nós sabemos que eles foram treinados em bases especiais em estados vizinhos: na Lituânia, Polónia e Ucrânia em si também. Eles foram treinados por instrutores por períodos prolongados. Eles foram divididos em dezenas e centenas, suas ações foram coordenadas, eles tinham bons sistemas de comunicação. Era tudo como um relógio. Você os viu em ação? Eles pareciam muito profissional, como forças especiais. Porque você acha que aqueles na Criméia deve ser pior?

PERGUNTA : Nesse caso, eu posso especificar: se tomamos parte na formação das forças de auto-defesa da Criméia?

Vladimir Putin : Não, nós não.

PERGUNTA : Como você vê o futuro da Criméia? Você considera a possibilidade de ele se juntar a Rússia?

Vladimir Putin : Não, nós não. Em geral, eu acredito que apenas os residentes de um determinado país que tem a liberdade de vontade e estão em lata total segurança e deve determinar o seu futuro.Se este direito foi concedido aos albaneses do Kosovo, se isso foi possível em muitas partes diferentes do mundo, então ninguém descartou o direito das nações à autodeterminação, que, tanto quanto eu sei, é fixada por vários documentos da ONU. No entanto, de modo algum provocar uma tal decisão e não se reproduzem tais sentimentos.

Eu gostaria de salientar que eu acredito que apenas as pessoas que vivem em um determinado território têm o direito de determinar seu próprio futuro.

PERGUNTA: Duas perguntas. Você disse que o envio de tropas para a Ucrânia é uma medida extrema, mas, no entanto, não estão governando para fora. Ainda assim, se as tropas russas entrar na Ucrânia, que poderia começar uma guerra. Isso não te incomoda?

E uma segunda pergunta. Você diz que Yanukovych não deu a ordem para atirar nas pessoas. Mas alguém disparou contra os manifestantes. E, claramente, estes eram os atiradores, atiradores treinados.

Vladimir Putin: Você sabe, algumas pessoas, incluindo aqueles que foram recentemente entre os manifestantes, expressaram a opinião de que estes eram provocadores de um dos partidos da oposição. Você já ouviu falar disso?

RESPOSTA: Não, eu não ouvi isso.

Vladimir Putin: Olhe para estes materiais – eles estão disponíveis gratuitamente. É por isso que é muito difícil chegar ao fundo da situação . Mas você e eu vi para nós mesmos quando os lutadores Berkut ficou lá com seus escudos e foram baleados na – e os que não eram armas de ar que foram usadas contra eles, mas assalto armas que perfuraram seus escudos. Isso é algo que vimos com certeza. Quanto a quem deu as ordens – que eu não sei. Eu só sei o que o senhor me disse Yanukovych. E ele disse-me que ele não deu quaisquer ordens, e, além disso, ele deu instruções – depois de assinar um acordo correspondente – até mesmo retirar todas as unidades da milícia da capital.

Se você quiser, eu posso dizer-lhe ainda mais. Ele me ligou no telefone e eu disse-lhe para não fazer isso. Eu disse: “Você vai ter a anarquia, você vai ter o caos na capital. Pense nas pessoas. “Mas ele fez isso de qualquer maneira. E assim que ele fez isso, seu escritório foi apreendida, eo do governo, eo caos que eu o tinha avisado sobre e que continua até hoje, entrou em erupção.

PERGUNTA: E a primeira pergunta? Você está preocupado que uma guerra poderia sair?

Vladimir Putin: Eu não estou preocupado, porque não planejar e não vamos lutar com o povo ucraniano.

PERGUNTA: Mas há tropas ucranianas, há o exército ucraniano.

Vladimir Putin: Ouça com atenção. Eu quero que você me entender claramente: se tomar essa decisão, será apenas para proteger os cidadãos ucranianos. E vamos ver essas tropas tentar atirar o seu próprio povo, com a gente por trás deles – e não na frente, mas por trás. Deixá-los apenas tentar atirar em mulheres e crianças! Eu gostaria de ver aqueles que daria essa ordem na Ucrânia.

PERGUNTA: Posso fazer uma pergunta, Senhor Presidente? Nossos colegas, meus colegas, que estão actualmente a trabalhar na Ucrânia, estão dizendo praticamente todos os dias que a situação para os lutadores Berkut só está piorando (talvez com exceção da Crimeia). Em particular, em Kiev, há oficiais Berkut feridos que estão nos hospitais agora, onde ninguém é tratá-los e eles não estão mesmo ficando de saco cheio. E suas famílias, incluindo familiares idosos, eles simplesmente não podem sair de casa, porque eles não estão sendo autorizados, há barricadas ao redor, eles estão sendo humilhados. Você pode comentar sobre isso? E pode ajudar a Rússia estas famílias e colegas?

Vladimir Putin: Sim, este assunto é de grande preocupação para nós. Afinal de contas, estes não são os oficiais do Ministério do Interior da Rússia, e que não foram gerir a situação lá. Mas por considerações humanitárias, seria bom se nossas organizações de direitos humanos se envolveu neste, bem como, poderíamos perguntar Vladimir Lukin, isoladamente ou em conjunto com os seus colegas, representantes da França, Alemanha e Polónia, com quem participou no desenvolvimento o documento conhecido 21 de fevereiro de 2014, para ir no local e ver o que está acontecendo lá com esses oficiais Berkut, que não quebrou nenhuma lei, e agiam de acordo com suas ordens.Eles são membros do serviço militar, que estava ali enfrentando balas, eles foram encharcados com fogo e teve coquetéis molotov jogado neles. Eles foram feridos e feridos e estão agora em um hospital. É até difícil de imaginar – até mesmo prisioneiros de guerra estão sendo alimentados e tratados. Mas eles não só parou de tratá-los, eles até parou de alimentá-los. E eles cercaram o prédio onde as famílias desses lutadores vivem e estão intimidando-os. Eu acho que as organizações de direitos humanos devem prestar atenção a isso. E nós, por nossa parte, estamos prontos para dar-lhes assistência médica aqui na Rússia.

PERGUNTA: Senhor Presidente, voltando a reação do Ocidente. Após o Secretário de declaração dura de Estado dos EUA, o Conselho da Federação sugeriu que recordamos o nosso embaixador para os Estados Unidos. Você apóia essa idéia?

Vladimir Putin: O Secretário de Estado dos EUA é certamente uma pessoa importante, mas ele não é a autoridade final que determina a política externa dos Estados Unidos. Ouvimos depoimentos de vários políticos e representantes de várias forças políticas. Esta seria uma medida extrema. Se necessário, ele vai ser usado. Mas eu realmente não quero usá-lo, porque eu acho que a Rússia não é o único interessado em cooperação com os seus parceiros a nível internacional e em áreas como a economia, a política ea segurança externa; nossos parceiros estão tão interessados ​​nesta cooperação. É muito fácil de destruir estes instrumentos de cooperação, e seria muito difícil para reconstruí-las.

PERGUNTA: Rússia se envolveu em destino de Yanukovych. Como você vê o seu futuro papel e seu destino futuro?

Vladimir Putin: Sabe, é muito difícil para mim dizer, eu não analisei-a com cuidado. Eu acho que ele não tem futuro político, e eu disse isso a ele. Quanto a “se envolver em seu destino” – fizemos isso por motivos puramente humanitários. A morte é a maneira mais fácil para se livrar de um presidente legítimo, e eu acho que é o que teria acontecido. Eu acho que eles teriam simplesmente matado. Aliás, surge a pergunta: para quê?

Afinal, veja como tudo começou, o que desencadeou esses eventos. A razão formal era de que ele não assinou o Acordo de Associação União Europeia. Hoje, isso parece absurdo, é ridículo falar sobre. Mas quero salientar que ele não se recusou a assinar o acordo de associação. Ele disse: “Nós temos que cuidadosamente analisados, e seu conteúdo não corresponde aos nossos interesses nacionais. Não podemos aumentar drasticamente os preços de energia para o nosso povo, porque o nosso povo já está em uma posição muito difícil. Nós não podemos fazer isso, e isso, e aquilo. Nós não podemos quebrar imediatamente nossos laços econômicos com a Rússia, porque a nossa cooperação é muito extensa. ”

Eu já apresentaram estes números: de cerca de 14 bilhões de dólares [] em exportação, cerca de 5 bilhões de dólares representa produtos de nível de processamento tecnológico segundo e terceiro exportados para a Rússia. Em outras palavras, quase todos os produtos de engenharia são exportados para a Rússia, o Ocidente é não comprar quaisquer produtos ucranianos. E para ter tudo isso e fragmentá-lo, introduzir normas técnicas europeias na economia ucraniana, que, felizmente ou infelizmente, não estamos usando no momento. Adotaremos essas normas, em algum momento, mas atualmente, não temos essas normas na Rússia. Isto significa que no dia seguinte, as nossas relações e os laços de cooperação será quebrado, as empresas vão chegado a um impasse eo desemprego vai aumentar. E o que Yanukovych disse? Ele disse: “Eu não posso fazer isso tão de repente, vamos discutir isso melhor.” Ele não se recusou a assiná-lo, ele pediu uma oportunidade de discutir este documento um pouco mais, e, em seguida, toda essa loucura começou.

E por quê? Ele fez alguma coisa fora do âmbito de sua autoridade? Ele agiu absolutamente dentro do escopo de sua autoridade, ele não infringiu nada. Era simplesmente uma desculpa para apoiar as forças opostas a ele em uma luta pelo poder. Em geral, isso não é nada especial. Mas será que isso realmente precisam ser tomadas a este nível de anarquia, para a derrubada inconstitucional e apreensão do poder pelas armas, posteriormente, mergulhando o país no caos em que se encontra hoje? Eu acho que isso é inaceitável. E não é a primeira vez que os nossos parceiros ocidentais estão fazendo isso na Ucrânia. Por vezes, tenho a sensação de que em algum lugar em toda aquela enorme poça, nos Estados Unidos, as pessoas se sentam em um laboratório e realizar experiências, como se com ratos, sem realmente entender as consequências do que eles estão fazendo. Por que eles precisam fazer isso? Quem pode explicar isso? Não há nenhuma explicação a todos por isso.

A mesma coisa aconteceu durante a primeira revolta Maidan, quando Yanukovych foi impedido de poder. Por que nós precisamos que o terceiro turno das eleições? Em outras palavras, foi transformado em uma farsa – a vida política da Ucrânia foi transformado em uma farsa. Não houve o cumprimento da Constituição em tudo . Você vê, agora estão ensinando as pessoas de que, se uma pessoa pode violar qualquer lei, qualquer pessoa pode fazer o mesmo, e isso é o que causa o caos. Esse é o perigo. Em vez disso, precisamos ensinar nossa sociedade a seguir outras tradições: tradições de respeito a principal lei do país, a Constituição, e todas as outras leis. É claro que nem sempre bem-sucedida, mas eu acho que agindo assim – como um touro numa loja de porcelana é contraproducente e muito perigoso.

Por favor.

PERGUNTA: Senhor Presidente, Turchynov é ilegítima, a partir de seu ponto de vista.

Vladimir Putin: Como o presidente, sim.

PERGUNTA: Mas a Rada é parcialmente legítimo.

Vladimir Putin: Sim.

PERGUNTA: É Yatsenyuk eo Gabinete legítimo? E se a Rússia está preocupada com a crescente força dos elementos radicais, eles ficam mais fortes cada vez que eles se vêem diante de um hipotético inimigo, que, em sua opinião, que atualmente consideram a posição da Rússia e da Rússia de estar pronto para enviar tropas. Pergunta: será que faz sentido e é possível manter conversações com as forças moderadas no governo ucraniano, com Yatsenyuk, e é ele legítimo?

Vladimir Putin: Olha, parece que você não ouviu o que eu disse. Eu já disse que há três dias, eu dei instruções ao Governo para renovar contatos no nível do governo com os seus colegas dos ministérios correspondentes e departamentos na Ucrânia, a fim de não perturbar os laços econômicos, para apoiá-los em suas tentativas de reconstruir a economia. Essas foram as minhas instruções directas ao Governo russo. Além disso, Medvedev está em contato com [Arseniy] Yatsenyuk. E eu sei que Sergei Naryshkin, como presidente do parlamento russo, está em contato com [Oleksandr] Turchynov. Mas, repito, todos os nossos laços comerciais e econômicos e outros, os nossos laços humanitários, pode ser desenvolvida em total somente depois que a situação está normalizada e as eleições presidenciais sejam realizadas.

PERGUNTA: Gazprom já disse que ele está voltando para seus antigos preços do gás a partir de abril.

Vladimir Putin: Gazprom não poderia ter dito isso, você não estava ouvindo com atenção ou não se expressar com clareza. Gazprom não está revertendo para os preços antigos. Ele simplesmente não deseja estender os descontos atuais, que ele havia concordado em aplicar ou não aplicar, numa base trimestral. Mesmo antes de todos esses eventos, mesmo antes que eles atinjam o ponto de crise. Eu sei sobre as negociações entre a Gazprom e seus parceiros. Gazprom eo Governo da Federação Russa Gazprom concordou que iria introduzir um desconto, reduzindo os preços do gás para 268,50 dólares por 1.000 metros cúbicos. O Governo da Rússia fornece a primeira parcela do empréstimo, o que não é formalmente um empréstimo, mas a compra de títulos – um quase-empréstimo, US $ 3 bilhões na primeira etapa. E o lado ucraniano compromete-se a reembolsar integralmente a sua dívida que surgiu na segunda metade do ano passado e de fazer pagamentos regulares para o que eles estão consumindo – para o gás. A dívida não tenha sido reembolsado, pagamentos regulares não estão sendo feitas na íntegra.

Além disso, se os parceiros ucranianos não conseguir fazer o pagamento de fevereiro, a dívida vai crescer ainda mais. Hoje é cerca de US $ 1,5-1600000000. E se não pagar integralmente para fevereiro, será quase US $ 2 bilhões. Naturalmente, nestas circunstâncias, a Gazprom diz: “Ouçam vocês, já que você não nos pagar de qualquer maneira, e nós apenas estamos vendo um aumento em sua dívida, vamos travar no preço normal, que ainda é reduzido.” Este é um puramente componente comercial das atividades da Gazprom, que planeja para as receitas e despesas em seus planos de investimento, como qualquer outra grande empresa. Se eles não recebem o dinheiro de seus parceiros ucranianos no tempo, então eles estão subcotação seus próprios programas de investimento, o que é um problema real para eles. E aliás, isso não tem a ver com os acontecimentos na Ucrânia ou qualquer política. Houve um acordo: “. Nós damos-lhe o dinheiro e as taxas de gases reduzidos, e dar-nos pagamentos regulares” Deram-lhes o dinheiro e as taxas reduzidas de gases, mas os pagamentos não estão sendo feitas. Então, naturalmente, a Gazprom diz: “Gente, isso não vai funcionar.”

PERGUNTA: Senhor Presidente, [chanceler federal alemão] Press Service de Merkel disse após sua conversa por telefone que você concordou em enviar uma missão de inquérito internacional para a Ucrânia e criar um grupo de contatos.

Vladimir Putin: Eu disse que temos pessoas que têm a formação e as competências necessárias para ser capaz de examinar este assunto e discuti-lo com os nossos colegas alemães. Isso tudo é possível. Eu dei a instrução de acordo com o nosso ministro das Relações Exteriores, que foi ou vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores alemão, Sr. Steinmeier, ontem ou hoje para discutir este assunto.

Pergunta: Todos os olhos estão sobre Crimea, no momento, é claro, mas vemos o que está acontecendo em outras partes da Ucrânia também, no leste e sul. Nós vemos o que está acontecendo em Kharkov, Donetsk, Lugansk e Odessa. As pessoas estão levantando a bandeira russa sobre prédios do governo e atraente para a Rússia por ajuda e apoio. Será que a Rússia responder a esses eventos?

Vladimir Putin: Você acha que nós não fizemos nenhuma resposta? Eu acho que nós só passei a última hora de discutir essa resposta. Em alguns casos, porém, os desenvolvimentos que ocorrem são inesperados na minha opinião. Eu não vou entrar em detalhes específicos sobre o que eu estou me referindo aqui, mas a reação que estamos vendo de pessoas é compreensível, em princípio.Será que os nossos parceiros no Ocidente e aqueles que se chamam o governo de Kiev agora não prevê que os eventos levaria essa virada? Eu disse-lhes mais e mais: Por que você está chicoteando o país em um frenesi como esse? O que você está fazendo? Mas eles continuam empurrando para a frente. Claro que as pessoas na parte oriental do país perceber que eles foram deixados de fora do processo de tomada de decisão.

Essencialmente, o que é necessário agora é a adoção de uma nova constituição e colocá-lo a um referendo para que todos os cidadãos da Ucrânia pode tomar parte no processo e influenciar a escolha de princípios básicos que irão formar as bases do governo de seu país. Mas este não é o nosso caso, é claro. Isso é algo para o povo ucraniano e as autoridades ucranianas a decididas de uma forma ou de outra. Eu acho que uma vez que um governo legítimo está em vigor e um novo presidente e parlamento são eleitos, que é o que está previsto, isso provavelmente vai ir em frente.Se eu fosse eles, eu voltaria para a questão da adopção de uma constituição e, como eu disse, colocando-o a um referendo para que todos possam ter uma palavra a dizer sobre ele, o seu voto, e, em seguida, todos terão de respeitá-lo. Se as pessoas sentem que são deixados de fora deste processo, eles nunca vão concordar com isso e vai continuar a combatê-la. Quem precisa desse tipo de coisa? Mas como eu disse, tudo isso não é o nosso caso.

PERGUNTA: Será que a Rússia reconhecer a eleição presidencial planejada, que terá lugar na Ucrânia?

Vladimir Putin: Vamos ver como vai ser. Se ele é acompanhado pelo mesmo tipo de terror que estamos vendo agora em Kiev, não vamos reconhecê-lo.

PERGUNTA: Eu quero voltar para a reação do Ocidente. Como toda essa conversa dura continua, temos a abertura Paraolímpicos no tempo de alguns dias em Sochi. Estes jogos são em risco de acabar à beira da ruptura, pelo menos na medida em que a cobertura da mídia internacional vai?

Vladimir Putin: Eu não sei, eu acho que seria o cúmulo do cinismo para colocar os Jogos Paraolímpicos em risco. Nós todos sabemos que este é um evento esportivo internacional em que as pessoas com deficiência possam mostrar as suas capacidades, provar a si mesmos e ao mundo inteiro que eles não são pessoas com limitações, mas, pelo contrário, as pessoas com possibilidades ilimitadas, e demonstrar suas realizações em esporte. Se há pessoas prontas para tentar perturbar este evento, ele iria mostrar que estas são pessoas para quem realmente não há nada sagrado.

PERGUNTA: Eu quero perguntar sobre a possibilidade hipotética de usar os militares. As pessoas no Ocidente têm dito que se a Rússia faz uma tal decisão, seria violar o Memorando de Budapeste, ao abrigo do qual os Estados Unidos e alguns parceiros da OTAN consagrada integridade territorial da Ucrânia em troca de sua promessa de abandonar as armas nucleares. Se a evolução tomar esta vez, poderia atores globais intervir neste conflito local e transformá-lo em um conflito global?Você já tomou em conta estes riscos?

Vladimir Putin: Antes de fazer declarações públicas, e tanto mais, antes de tomar medidas práticas, damos questões a devida reflexão e atenção e tentar prever as conseqüências e reações que os vários actores potenciais poderia ter.

Quanto ao memorando que você mencionou, você disse que são da Reuters, não é mesmo?

RESPOSTA: Sim.

Vladimir Putin:   Como é que o público e os políticos em seu país visualizar esses eventos que tiveram lugar? É claro que depois de tudo isso foi um ataque armado de poder. Isso é um fato claro e evidente. E é claro, também, que isso vai contra a Constituição. Isso também é um fato claro, não é?

RESPOSTA: Eu vivo na Rússia.

Vladimir Putin: Bom para você! Você deve se juntar ao serviço diplomático, você daria um bom diplomata. Línguas dos diplomatas, como sabemos, estão lá para esconder seus pensamentos.Assim, podemos dizer que o que estamos vendo é um golpe anti-constitucional, e se disse, não, não é. Você provavelmente já ouviu muitas vezes agora que este não era um golpe anti-constitucional e não um ataque armado de poder, mas uma revolução. Você já ouviu falar disso?

RESPOSTA: Sim.

Vladimir Putin: Sim, mas se esta é a revolução, o que isso significa? Nesse caso, é difícil não concordar com alguns de nossos especialistas que dizem que um novo Estado está agora a emergir neste território. Este é apenas como o que aconteceu quando o Império Russo entrou em colapso após a revolução de 1917 e um novo estado surgido. E este seria um novo Estado com o qual assinamos nenhum acordo vinculativo.

PERGUNTA: Eu quero esclarecer um ponto. Você disse que se os EUA impõe sanções, isso seria um golpe para ambas as economias. Será que isso implica que a Rússia pode impor sanções de próprios, e se assim for, eles seriam uma resposta simétrica?

Você falou sobre descontos de gás também. Mas havia também o acordo para comprar 15.000 milhões dólares em bônus ucranianos. Ucrânia recebeu a primeira parcela, no final do ano passado. Já o pagamento do dinheiro restante foi suspenso? Se a Rússia fornece ajuda, em que termos econômicos e políticos específicos isso será feito? E que riscos políticos e económicos que você está levando em consideração neste caso?

Vladimir Putin: Para responder a sua pergunta, estamos, em princípio, pronto para olhar para tomar as medidas necessárias para tornar as outras tranches disponível no que diz respeito à compra de títulos. Mas os nossos parceiros ocidentais nos pediram para não fazer isso. Eles nos pediram para trabalhar em conjunto através do FMI para encorajar as autoridades ucranianas para realizar as reformas necessárias à realização da recuperação da economia ucraniana. Vamos continuar a trabalhar nesse sentido. Mas dado que Naftogaz da Ucrânia não está pagando Gazprom agora, o Governo está a considerar várias opções.

PERGUNTA: Senhor Presidente, é a dinâmica dos acontecimentos na Ucrânia mudando para melhor ou para pior?

Vladimir Putin: No geral, eu acho que está gradualmente começando a nivelar. Nós absolutamente deve enviar o sinal para as pessoas no sudeste da Ucrânia de que eles podem se sentir seguro, e sei que eles vão ser capazes de participar no processo político geral de estabilizar o país.

PERGUNTA: Você fez várias menções agora de futuras eleições legítimas na Ucrânia. Quem você vê como candidato de consenso? Claro que você vai dizer que isso para o povo ucraniano para decidir, mas peço a todos o mesmo.

Vladimir Putin: Para ser honesto, eu realmente não sei.

RESPOSTA: Parece que as pessoas também não sei, porque não importa o que você fala, todo mundo parece estar em uma perda.

Vladimir Putin: Eu realmente não posso dizer. Sabe, é difícil fazer previsões depois de eventos desse tipo. Eu já disse que eu não concordo com esse método de tomar o poder e remover as autoridades em exercício e presidente, e me oponho veementemente este tipo de método na Ucrânia e na área pós-soviética em geral. Eu me oponho a isso, porque este tipo de método não inculcar a cultura jurídica, o respeito pela lei. Se uma pessoa pode ir longe com isso, isso significa que todos podem tentar, e isso significa apenas o caos. Você tem que entender que esse tipo de caos é a pior coisa possível para os países com uma economia instável e sistema político instável.Neste tipo de situação, você nunca sabe que tipo de pessoas eventos trará à tona. Apenas lembrar, por exemplo, o papel que a tropa de choque [Ernst] de Roehm jogado durante a ascensão de Hitler ao poder. Mais tarde, essas tropas de assalto foram liquidados, mas eles fizeram sua parte em trazer Hitler ao poder. Os eventos podem ter todos os tipos de voltas inesperadas.

Deixe-me dizer mais uma vez que em situações em que as pessoas chamam para a reforma política fundamental e caras novas no topo, e com plena justificação também – e nisto eu concordo com o Maidan – há um risco, também, que você de repente obter algum nacionalista arrivista ou lote semi-fascista brotar, como o gênio de repente soltou da garrafa – e nós vê-los hoje, as pessoas usando braçadeiras com algo parecido com suásticas, ainda perambulando Kiev neste momento – ou algum anti-semita ou outro. Este perigo é lá também.

PERGUNTA: Só hoje, aliás, o enviado da Ucrânia na ONU disse que os crimes cometidos pelos seguidores de Bandera foram falsificados pela União Soviética. Com 09 de maio chegando mais perto, podemos ver agora que está no poder há hoje. Devemos mesmo ter contatos com eles em tudo?

Vladimir Putin: Nós precisamos de ter contato com todos, exceto para os criminosos óbvias, mas como eu disse, neste tipo de situação, há sempre o risco de que eventos deste tipo trará pessoas com pontos de vista extremos à tona, e isso, claro, tem consequências graves para o país.

PERGUNTA: Você disse que nós deveríamos fazer contato com todos. Yulia Tymoshenko estava planejando que parece, para chegar a Moscou.

Vladimir Putin: Como você sabe, a gente sempre trabalhou bastante produtiva com todos os diferentes governos da Ucrânia, não importa qual a sua cor política. Nós trabalhamos com Leonid Kuchma, e com [Viktor] Yushchenko. Quando eu era primeiro-ministro, eu trabalhei com Tymoshenko. Eu a visitava na Ucrânia e ela veio aqui para a Rússia. Tivemos que lidar com todos os tipos de situações diferentes em nosso trabalho para gerenciar as economias de nossos países.Tivemos nossas diferenças, mas também chegou a acordos. No geral foi um trabalho construtivo.Se ela quiser vir para a Rússia, deixá-la vir. É outra questão que já não é primeiro-ministro agora.Em que qualidade ela virá? Mas eu, pessoalmente, não tenho nenhuma intenção de impedi-la de vir para a Rússia.

PERGUNTA: Só uma breve pergunta: quem você acha que está por trás deste golpe, como você chamou, na Ucrânia?

Vladimir Putin:  Como eu disse antes, eu acho que essa foi uma ação bem-preparado. É claro que havia destacamentos de combate. Eles ainda estão lá, e todos nós vimos como eles trabalharam de forma eficiente. Seus instrutores ocidentais esforçado, é claro. Mas este não é o problema real.Se o governo ucraniano tinha sido forte, confiante e tinha construído um sistema estável, não nacionalistas teria sido capaz de realizar esses programas e alcançar os resultados que vemos agora.

O verdadeiro problema é que nenhum dos governos anteriores ucraniano deu a devida atenção às necessidades das pessoas. Aqui na Rússia temos muitos problemas, e muitos deles são semelhantes àqueles na Ucrânia, mas eles não são tão grave como na Ucrânia. Média de renda per capita [mensal] na Rússia, por exemplo, é 29.700 rublos, mas na Ucrânia, se convertê-lo em rublos, é 11.900 rublos, eu acho – quase três vezes menor do que na Rússia. A pensão média na Rússia é 10.700 rublos, mas na Ucrânia é de 5.500 rublos – duas vezes mais baixos do que na Rússia.Grandes veteranos da Guerra Patriótica na Rússia recebem quase tanto quanto o trabalhador médio de cada mês. Em outras palavras, há uma diferença substancial na qualidade de vida. Isso foi o que os vários governos deveriam ter se concentrado em direito desde o início. É claro que eles precisavam para combater o crime, o nepotismo, clãs e assim por diante, especialmente na economia. As pessoas vêem o que está acontecendo, e isso cria falta de confiança nas autoridades.

Este continuou como várias gerações de políticos modernos ucranianos vêm e vão, eo resultado final é que as pessoas estão decepcionados e quer ver um novo sistema e novas pessoas no poder. Esta foi a principal fonte de combustível para os acontecimentos que tiveram lugar. Mas deixe-me dizer mais uma vez: a mudança de poder, a julgar por toda a situação, foi provavelmente necessária na Ucrânia, mas deveria ter tido lugar apenas através de meios legítimos, no respeito e não em violação da atual Constituição.

PERGUNTA: Senhor Presidente, se Crimea detém um referendo e as pessoas de lá votar para se separar da Ucrânia, isto é, se a maioria dos moradores da região votar pela secessão, você iria apoiá-lo?

Vladimir Putin: Você nunca pode usar o modo condicional na política. Vou manter a mesma regra.

PERGUNTA: Is Yanukovych mesmo ainda está vivo? Houve rumores de que ele morreu.

Vladimir Putin: Eu o vi uma vez desde que chegou na Rússia. Isso foi há apenas dois dias. Ele estava vivo e bem, e deseja-lhe o mesmo. Ele ainda vai ter a chance de pegar um resfriado no funeral daqueles que estão se espalhando esses rumores da sua morte.

PERGUNTA: Senhor Presidente, quais os erros que você acha Yanukovych fez ao longo destes últimos meses, a situação se intensificou na Ucrânia?

Vladimir Putin: Prefiro não responder a essa pergunta, não porque eu não tenho uma opinião para expressar, mas porque eu não acho que seria correto de minha parte. Você tem que entender, afinal de contas …

PERGUNTA: Você simpatiza com ele?

Vladimir Putin: Não, eu tenho sentimentos completamente diferentes. Qualquer pessoa neste escritório tem uma enorme responsabilidade sobre os seus ombros como chefe de Estado, e eles têm direitos e também obrigações. Mas a maior obrigação de todos é realizar a vontade do povo que lhe confiou o país, agindo dentro da lei. E por isso temos de analisar, ele fez tudo o que a lei eo mandato dos eleitores habilitados que ele faça? Você pode analisar esses mesmos e tirar suas próprias conclusões.

PERGUNTA: Mas o que você tem sentimentos por ele? Você disse que “não a simpatia, mas outros sentimentos”. O que exatamente os sentimentos?

Vladimir Putin: Vamos falar mais tarde.

PERGUNTA: Você disse que apenas duas perguntas de volta que devemos acima de tudo um sinal claro para as pessoas do sul e sudeste da Ucrânia. A sudeste, isso é compreensível, mas …

Vladimir Putin: Nós precisamos fazer a nossa posição clara para todos, realmente.

Precisamos ser ouvidos por todo o povo da Ucrânia. Nós não temos inimigos na Ucrânia. Deixe-me dizer mais uma vez que a Ucrânia é um país amigo. Você sabe quantas pessoas vieram da Ucrânia para a Rússia no ano passado? 3,3 milhões vieram, e desse número quase 3 milhões de pessoas vieram para a Rússia para o trabalho. Estas pessoas estão trabalhando aqui – cerca de 3 milhões de pessoas. Você sabe quanto dinheiro eles enviam de volta para casa para a Ucrânia para sustentar suas famílias? Conte o salário médio de 3 milhões de pessoas. Este trata de bilhões de dólares e faz uma grande contribuição para o PIB da Ucrânia. Isso não é brincadeira.Congratulamo-nos com todos eles, e entre as pessoas que vêm aqui ao trabalho também são muitos da Ucrânia ocidental. Eles são todos iguais aos nossos olhos, todos os irmãos para nós.

PERGUNTA: Este é apenas o que eu queria perguntar. Estamos ouvindo acima de tudo sobre o sudeste da Ucrânia, no momento, o que é compreensível, mas há russos étnicos e pessoas de língua russa que vivem no oeste da Ucrânia também, e sua situação é, provavelmente, ainda pior.Eles provavelmente não pode levantar a cabeça em tudo e são uma minoria oprimida lá. O que a Rússia pode fazer para ajudá-los?

Vladimir Putin: A nossa posição é que se as pessoas que se chamam o governo agora espero ser considerado um governo civilizado, devem garantir a segurança de todos os seus cidadãos, não importa em que parte do país, e nós, claro, seguirá esta situação de perto.

Obrigado.

 

Fonte: Global Research

Link original da noticia: http://www.globalresearch.ca/president-vladimir-putin-on-ukraine-full-transcript-of-press-conference/5372788

Deixa um comentário

