Sopa de Miso básica

 

1 Cebola e 1 cenoura

1 Colher chá de alga wakamé em flocos

½ Litro de água

1 Colher de chá de miso, por chávena de sopa

2 Cogumelos secos shitake ou frescos

Cebolinho picado

 

Corte a cebola e a cenoura em quadrados pequenos. Demolhe os cogumelos. Coloque tudo num tacho, cubra com uma chávena de água e deixe ferver. Cozinhe cerca de 10 minutos e adicione a restante água, de preferência quente. Retire um pouco de água da sopa e desfaça o miso suavemente. Volte a juntar à sopa e deixe borbulhar cerca de 1 minuto, sem ferver. Sirva com cebolinho picado. Pode variar a sopa escolhendo outros legumes como: cenoura, nabo, alho francês, couve, couve-flor, brócolos e ainda tofu, seitan, massa, etc.

Dicas: Para além do que já referi, o miso, por ser um alimento fermentado é excelente para pessoas que estão em convalescença, debilitadas, em situações pós-operatórias, depois de um parto, ou com intoxicações de qualquer espécie. Bom para alergias, falta de vitalidade e condições mais frágeis. Por ser uma sopa ligeiramente salgada (por isso mesmo mais contracção), recomendo que a guarneça sempre com algo fresco como: cebolinho, salsa, alho francês, sumo de limão, vinagre de arroz ou sumo de gengibre. Qualquer destes ingredientes tornam a sopa mais fresca e equilibrada.

 

Veja mais sobre este assunto num artigo previamente publicado: https://cultodoconhecimento.wordpress.com/2013/10/07/o-reino-vegetal-cria-a-estabilidade-e-o-terror-abate-a/

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